Mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada nesta segunda-feira (21/07) pelo governador Sérgio Cabral. Desta vez, o posto 24 horas - o oitavo do Estado do Rio e segundo da Baixada Fluminense – foi aberto no município de Duque de Caxias. A nova UPA recebeu investimento total de R$ 1,2 milhão. A previsão é de que o posto realize cerca de 700 atendimentos diários. De acordo com o governador Sérgio Cabral, a iniciativa já alcançou números expressivos: nos sete postos em funcionamento, 99% dos atendimentos foram resolvidos sem que houvesse remoção para hospitais.
- Temos que continuar cuidando da saúde da população, abrindo UPAs 24 horas para que as pessoas sejam cada vez mais bem atendidas. Só temos 1% de remoção para os hospitais, o que significa que mais de 99% destes atendimentos foram resolvidos dentro da unidade de pronto-atendimento. Isso é uma alegria porque a população estava na emergência hospitalar disputando a atenção com o atropelado, o infartado, por exemplo – disse Cabral.
A UPA 24 horas de Duque de Caxias possui sete consultórios, salas de nebulização, medicação, sutura, gesso, raio X, laboratório, odontologia, classificação de risco, farmácia, serviço social, registro, além de recepção com 70 assentos e área de espera infantil (recreação). A equipe de funcionários do posto 24 horas é composta por três pediatras, quatro clínicos, um ortopedista e um dentista, além de funcionários do setor administrativo. O terreno onde está instalada a unidade de pronto-atendimento foi cedido pela prefeitura de Duque de Caxias.
- Colocamos aqui equipamentos de primeiro mundo e profissionais dedicados. O índice de aceitação e aprovação das UPAs é de mais de 95%. O Rio, quando assumimos, vivia uma situação calamitosa. Já avançamos muito, mas queremos mais. Muitos estados brasileiros já nos procuram para conhecer o que estamos desenvolvendo no Estado do Rio na área de saúde pública - acrescentou o governador.
Presente na inauguração, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, destacou a amplitude da proposta das unidades de pronto-atendimento. Ele lembrou que, além de oferecer mais qualidade de vida à população, o projeto de Saúde 24 horas combate a violência ao proporcionar serviços públicos de qualidade ao cidadão.
- Não tem satisfação maior para um político do que ver a população ser atendida com dignidade. Isso é que eu acho que vai transformar o Estado do Rio. A violência é combatida também quando você leva bons serviços públicos à comunidade. Aqui temos um exemplo disso – frisou. Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, 514 mil atendimentos e mais de 280 mil exames laboratoriais já foram realizados pelas UPAs em funcionamento. Além disso, mais de 3,6 milhões de medicamentos foram distribuídos.
A UPA de Caxias está localizada próximo ao Hospital Municipal Duque de Caxias. Pacientes de baixa e média complexidade serão transferidos da unidade hospitalar para o posto 24 horas. Já os pacientes em estado grave que chegarem ao posto 24 horas serão analisados pela equipe de profissionais e direcionados ao hospital municipal, caso seja necessário.
A cerimônia de inauguração em Caxias também contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; dos secretários da Casa Civil, Regis Fichtner, de Governo, Wilson Carlos Carvalho; e de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; do subsecretário de Governo da Baixada, Carlos Castilho, do secretário de Saúde do município de Caxias, Oscar Berro, entre outros.